terça-feira, 6 de novembro de 2007

NÓS POR CÁ!

Apesar de estarmos ainda no 1º Período, alguns alunos já prepararam e apresentaram trabalhos para os seus colegas da turma. Nas turma do 6º ano, foram escolhidas algumas personalidades que marcaram com o seu exemplo o desejo de justiça, de fraternidade e de solidariedade.
Os alunos escolheram diferentes formas de apresentação, como o teatro, cartazes, acetatos e até mesmo projecções realizadas em formato digital. Neste novo espaço vamos tentar oferecer alguns exemplos dessas apresentações, embora o espaço seja reduzido!
A personalidade escolhida para este número do Ramalhão em Imagens é Martin Luther King. O trabalho apresentado à turma do 6º B foi uma projecção realizada em PowerPoint. Deixamos apenas uma parte do texto e algumas imagens... Mas todos os alunos estão de parabéns!!!

Martin Luther King
Um sonho, uma realidade


Martin Luther King nasceu a 15 de Janeiro de 1929 em Atlanta, Geórgia. Era filho de um casal de negros norte americanos de classe média. O seu pai era pastor Baptista e a sua mãe professora. Com 19 anos tornou-se pastor Baptista e mais tarde teólogo no Seminário de Crozer.
Também fez uma pós-graduação na Universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem se casou.

No início da década de 60, King liderou uma série de protestos contra as leis racistas que tiravam MUITOS direitos aos homens e mulheres de raça negra.
Foi preso numa dessas manifestações, acusado de causar desordem pública.
Em 1963 liderou um grande movimento, "A Marcha para Washington", de luta pelos direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitores negros.
Foi um protesto que contou com a participação de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram a favor dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos. A não-violência tornou-se sua maneira de demonstrar resistência. Foi novamente preso diversas vezes. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso “I Have a Dream” (Eu Tenho Um Sonho). Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz.


Uma vida de manifesto


Os movimentos continuaram e em 1965 liderou uma nova marcha. Uma das consequências dessa marcha foi a aprovação da Lei dos Direitos de Voto de 1965 que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar.
Em 1967 uniu-se ao movimento pela paz no Vietname, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros líderes negros não concordaram com esta mudança de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz.
A 4 de Abril de 1968 foi baleado e morto em Menphis, Tenessee, por um branco que foi preso e condenado a 99 anos de prisão. Em 1983, a terceira segunda-feira do mês de Janeiro foi decretada feriado nacional em homenagem ao aniversário de Martin Luther King Jr.


Trabalho elaborado por: André Barrocas, Diogo Carvalho, Francisco Branco, Guilherme Machado e Maksim Tridzenezhkin, 6º ano B

Sem comentários: